INSTITUTO
DE EDUCAÇÃO ESTADUAL DO PARÁ
TÉCNICO
EM SEGURANÇA DO TRABALHO
QUALIDADE
BELÉM/PARÁ
2013
ANA
PAULA SOUZA DE OLIVEIRA
LILIANE
PEQUENO MORAES
RAQUEL
M. BARATA
QUALIDADE
TRABALHO
APRESENTADO PARA AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS DE ADMINISTRAÇÃO APLICADA E METODOLOGIA
MINISTRADA PELA PROFESSORA ANA KARINA, DO CURSO DE TÉCNICO EM
SEGURANÇA DO TRABALHO 02, 3ª FASE DO TURNO DA MANHÃ.
BELÉM/PARÁ
2013
ANA
PAULA SOUZA DE OLIVEIRA
LILIANE
PEQUENO MORAES
RAQUEL
M. BARATA
QUALIDADE
TRABALHO
APRESENTADO PARA AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS DE ADMINISTRAÇÃO APLICADA E METODOLOGIA
MINISTRADA PELA PROFESSORA ANA KARINA, DO CURSO DE TÉCNICO EM
SEGURANÇA DO TRABALHO 02, 3ª FASE DO TURNO DA MANHÃ.
DATA
DE DEFESA: 10 DE SETEMBRO DE 2013
BELÉM/PARÁ
2013
RESUMO
Atualmente a gestão da
qualidade está sendo uma das maiores preocupações das empresas, sejam elas
voltadas para a qualidade de produtos ou de serviços. A consciencialização para
a qualidade e o reconhecimento de sua importância, tornou a certificação de sistemas
de gestão da qualidade indispensável para as micro e pequenas empresas de todo
o mundo.
A certificação da qualidade
além de aumentar a satisfação e a confiança dos clientes, reduzir custos
internos, aumentar a produtividade, melhorar a imagem e os processos
continuamente, possibilita ainda fácil acesso a novos mercados. Esta
certificação permite avaliar as conformidades determinadas pela organização
através de processos internos, garantindo ao cliente um produto ou serviço
concebido conforme padrões, procedimentos e normas.
Entre modelos existentes de
sistema da qualidade, destacam-se as normas da série ISO 9000. Estas se aplicam
a qualquer negócio, independentemente do seu tipo ou dimensão. As normas desta
série possuem requisitos fundamentais para a obtenção da qualidade dos
processos empresariais. A verificação dos mesmos através de auditorias externas
garante a continuidade e a melhoria do sistema de gestão da qualidade.
Os requisitos exigidos pela
norma ISO 9000 auxiliam numa maior capacitação dos colaboradores, melhoria dos
processos internos, monitoramento do ambiente de trabalho, verificação da
satisfação dos clientes, colaboradores, fornecedores e entre outros pontos, que
proporcionam maior organização e produtividade que podem ser identificados
facilmente pelos clientes.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.................................................................................................06
O QUE É QUALIDADE.....................................................................................07
A IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE
PARA A EMPRESA.................................07
NOÇÃO DE MELHORIA
PERMANENTE.........................................................09
ESTRATÉGIA DE QUALIDADE........................................................................10
QUALIDADE EXTERNA....................................................................................10
QUALIDADE INTERNA.....................................................................................10
GARANTIA DE QUALIDADE............................................................................10
GESTÃO PELA
QUALIDADE...........................................................................11
CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................12
REFERÊNCIAS................................................................................................13
A palavra
"Qualidade" é cada vez mais utilizada nas empresas, quer seja no
setor alimentar, industrial ou mesmo no setor dos serviços, e em especial no
mundo informático. No conjunto deste processo, o termo "empresa"
designa independentemente qualquer empresa, organização ou associação do setor
público ou privado. Da mesma forma, o termo "Cliente" deve ser
interpretado genericamente como "beneficiário" e o termo
"Produto" como fornecimento que pode ser entregue de um material ou
imaterial (serviço). Numerosos conceitos escondem-se por trás a noção de
"Qualidade", esta pasta tem como objetivo definir os termos
principais e compreender os objetivos e os métodos de implementação de uma
estratégia de qualidade.
O
QUE É QUALIDADE?
Qualidade é um conceito
subjetivo, e o termo vem do latim. Qualidade está relacionado às percepções de
cada indivíduo, e diversos fatores como cultura, produto ou serviço prestado,
necessidades e expectativas influenciam diretamente nesta definição.
Qualidade pode ser qualidade
de vida das pessoas de um país, qualidade da água que se bebe ou do ar que se
respira, qualidade do serviço prestado por uma determinada empresa, ou ainda
qualidade de um produto no geral. Como o termo tem diversas utilizações, o seu
significado nem sempre é de definição clara e objetiva. Pode-se também seguir
como exemplo a qualidade desta enciclopédia. Basta escolher um tema qualquer e
escrever absurdos. O tempo para a correção ser feita está inversamente ligada à
qualidade do site. Quanto melhor a qualidade, menor será esse tempo.
Qualidade em relação a
produtos e/ou serviços, há várias definições para qualidade, como o produto
estar em conformidade com as exigências dos clientes, valor agregado, algo que
produtos similares não possuem, relação custo/benefício e etc.
A "Qualidade" pode
definir-se como a capacidade para atingir os objetivos operacionais visados. A
norma ISO 8402-94 define a qualidade do seguinte modo:
Conjunto das características
de uma entidade que lhe conferem
A aptidão para satisfazer
necessidades exprimidas e implícitas.
A norma ISO 9000:2000
define-a assim:
Aptidão de um conjunto de características
intrínsecas para satisfazer exigências.
Existe também o controle da
qualidade, garantia da qualidade e gestão da qualidade são conceitos
relacionados com o de qualidade na indústria e serviços. Os conceitos são
usados em várias áreas, através de indicadores de qualidade e normas, como a
ISO 9001.
A
IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE PARA A EMPRESA
Importa que o empreendedor tenha a capacidade de organizar,
manter, formar e motivar a sua equipe, pois tal significa a chave para a
qualidade dos seus serviços numa época em que ter o símbolo “Q” se torna cada
vez mais um fator de diferenciação e de valor acrescentado .Nesse sentido o
empreendedor tem de se consciencializar que os consumidores, cada vez mais
exigentes e informados, relacionam o símbolo “Q” com qualidade e bom serviço
sendo suficientemente conscientes para admitirem que a empresa que obteve a
certificação realizou um esforço para obter esse “Q” que redundará em seu
benefício.
No entanto ao empreendedor não basta obter apenas o certificado de
qualidade para ter êxito nos seus empreendimentos pois, para além de
necessidade de cumprir o que prometeu deve preocupar-se em medir
permanentemente o nível de satisfação dos clientes e dos seus recursos humanos,
para conhecer as suas carências e defeitos.
Com esta atitude o empreendedor melhorará o produto ou serviço que
satisfaz a procura do cliente através de uma relação qualidade/preço que
permitirá agradar ao cliente mas também obter não só resultados empresariais
que se irão traduzir numa empresa apta a satisfazer as necessidades dos
clientes, ou seja, a manter-se competitiva.
Como qualquer empresa necessita de dispor de uma clientela, a
Qualidade está sempre orientada para o Cliente uma vez que é para ele, e para a
satisfação das suas necessidades, que a empresa trabalha e existe.
Como objetivos essenciais das empresas podemos pois, enunciar os
seguintes:
1º Satisfazer as necessidades
dos clientes - a perfeição da empresa
sob o aspecto da Qualidade corresponde à total sintonia entre o que é produzido
e o que o cliente necessita.
2º Aumentar a produtividade, tentando suprimir todas
as falhas internas do produto ou serviço, aumentando a Qualidade e com o menor
custo possível.
3º Promover a realização
sócio profissional dos trabalhadores para que estes se sintam profissionalmente realizados e motivados.
A Qualidade pode ainda ser definida sob várias perspectivas que,
apesar de diferentes, são complementares :
1ª Qualidade quanto ao
desempenho do produto - capacidade de este gerar
satisfação, também designada por óptica do cliente; nesta definição a um aumento
da qualidade corresponde geralmente um aumento de custos.
2ª Qualidade quanto à
existência de deficiências - tem como objetivo
aperfeiçoar permanentemente todas as fases da produção. Implica uma redução de
desperdícios e diminuição dos encargos após venda e melhoria de imagem, também
designada por óptica do produtor; aqui, a um aumento da qualidade corresponde
geralmente uma redução dos custos.
3ª Qualidade na óptica da
excelência - conceito abrangente cujo objetivo é a
satisfação total do cliente. Refere-se a todos os sectores da empresa e tem
como objetivo o seu aperfeiçoamento de uma forma contínua. A qualidade, segundo
esta óptica, é mais que a reunião de todos os fatores; conduz de forma
controlada e significativa à redução global dos custos.
Este último conceito também designado por Gestão Total da Qualidade (ou em inglês
"TQM"). Aplica-se a todas as atividades das empresas e ao
relacionamento destas com os seus fornecedores como agentes de um processo em
que todos beneficiam com o bom entendimento.
A Gestão Total da Qualidade corresponde a uma cultura empresarial onde
todos se empenham ao máximo para obter excelência no trabalho, e pressupõe um
compromisso individual de cada elemento com vista à produção de resultados com
qualidade elevada. As pessoas constituem neste processo o
capital mais importante e
a importância que lhes é conferida é fundamental para a sua motivação, aumento
da criatividade e da produtividade individual.
NOÇÃO DE
MELHORIA PERMANENTE
Um dos princípios básicos da qualidade é a prevenção e a melhoria
permanente. Isto significa que a qualidade é um projeto sem fim cujo objetivo é
considerar os desfuncionamentos o mais cedo possível. Assim, a qualidade pode
ser representada por um ciclo de ações corretivas e preventivas, chamado
"roda de Deming":
Este ciclo, representado na roda de Deming, chama-se modelo PDCA,
para designar os quatro tempos seguintes:
"Plan" (planificar): trata-se de definir os objetivos a
atingir e planificar a aplicação de ações,
"Do" (fazer): trata-se da implementação das ações
corretivas,
"Check" (verificar): esta fase consiste em verificar o
alcance dos objetivos fixados,
"Act" (agir): em função dos resultados da fase
precedente convém tomar medidas preventivas.
ESTRATÉGIA
DE QUALIDADE
A melhoria da qualidade, interna e externa, permite à empresa
trabalhar em melhores condições com os seus beneficiários, o que se traduz numa
relação de confiança e em lucros no plano financeiro (aumento dos benefícios)
ou humano (esclarecimento dos papéis, das necessidades e da oferta, motivação
do pessoal).
Trata-se, contudo de um esforço que implica o conjunto da empresa
e conduzindo a maior parte do tempo a modificações de hábitos de trabalho, ou
mesmo mudanças organizacionais. Assim, chama-se "estratégia de
qualidade" a abordagem organizacional que permite um progresso permanente
na resolução das não-qualidades. Trata-se de uma estratégia participativa, ou
seja, na qual deve necessariamente participar o conjunto da empresa e, por
isso, necessariamente apoiada pelo mais elevado nível hierárquico.
Na prática, a qualidade
declina-se em duas formas :
A qualidade externa, correspondendo à satisfação dos clientes.
Trata-se de fornecer um produto ou serviços conforme as expectativas dos
clientes os fidelizar e assim melhorar a sua parte de mercado. Os beneficiários
da qualidade externa são os clientes de uma empresa e os seus parceiros
externos. Este tipo de estratégia passa assim por uma necessária escuta dos
clientes mas deve permitir igualmente ter em conta necessidades implícitas, não
expressas pelos beneficiários.
A qualidade interna, correspondendo à melhoria do
funcionamento interno da empresa. O finalidade da qualidade interna é
implementar meios que permitem descrever o melhor possível a organização,
localizar e limitar os desfuncionamento. Os beneficiários da qualidade interna
são a direção e o pessoal da empresa. A qualidade interna passa geralmente por
uma etapa de identificação e formalização dos processos internos realizados,
graças a uma diligência participativa.
GARANTIA
DE QUALIDADE
Chama-se "garantia de
qualidade" à garantia da manutenção de um certo nível de qualidade, em
função dos objetivos visados. Declina-se assim sob a forma de referencial
documental que formaliza os métodos aplicados para esse efeito. A norma 8402-94
dá a definição seguinte:
Conjunto das atividades
preestabelecidas e sistemáticas aplicadas no quadro
do sistema de qualidade, e demonstrados como necessidade, para dar a confiança
apropriada em como uma entidade satisfará as exigências para a qualidade.
do sistema de qualidade, e demonstrados como necessidade, para dar a confiança
apropriada em como uma entidade satisfará as exigências para a qualidade.
A garantia de qualidade tem
assim como objetivo tranquilizar o cliente sobre a qualidade da prestação da
empresa. Declina-se sob a forma de documento escrito, chamado "manual da garantia de qualidade", recapitulando o
conjunto da política de qualidade da empresa.
A certificação ou
acreditação é assim um reconhecimento escrito, de um terceiro independente, da
conformidade de um serviço, um produto ou de um sistema a um nível de
qualidade. A certificação faz-se geralmente em relação a uma norma, de
preferência internacional. Entre as principais certificações:
- A família ISO
9000 (ISO 9000, ISO 9001, IS0 9004, ISO 10011);
·
A ISO 9001 é adequada para qualquer
organização que busca melhorar a forma como trabalha e como é gerenciada,
independentemente de tamanho ou setor. Entretanto, os melhores retornos sobre o
investimento são obtidos pelas companhias que estão preparadas para
implementá-la em toda a organização, ao invés de fazê-lo em localidades
específicas, departamentos ou divisões.
·
Adicionalmente, a ISO 9001 foi desenvolvida para ser compatível com outras
normas e especificações de sistemas de gestão, tais como a OHSAS 18001 de Saúde
Ocupacional e de Segurança e a ISO 14001 de Meio Ambiente. Elas podem ser integradas
perfeitamente através de Gestão Integrada. Estas normas compartilham muitos
princípios comuns, portanto a escolha de um sistema de gestão integrada pode
agregar um excelente valor pelo investimento.
GESTÃO
PELA QUALIDADE TOTAL
O conceito de "gestão
pela qualidade total" (em inglês "Total Quality Management",
notado TQM) designa a implementação de um projeto de empresa que se baseia numa
estratégia de qualidade que mobiliza todo o pessoal, ou seja, uma estratégia
global com a qual a empresa inteira faz tudo para satisfazer os seus
beneficiários e qualidade, custo e prazo. O objeto da gestão pela qualidade
total passa assim, e necessariamente, pelo desenvolvimento de um "espírito
de qualidade" partilhado por todos.
CONSIDERAÇÕES
FINAIS
Ao concluirmos este
trabalho, definimos que atingir qualidade em todas as áreas de uma empresa é
uma tarefa difícil, o
sucesso de uma empresa depende da sua visão a respeito das expectativas do
cliente e de sua habilidade para eliminar a defasagem entre as expectativas e
as habilidades operacionais. Boa qualidade resulta em maiores lucros. Produtos
e serviços de alta qualidade podem ter um preço maior do que os concorrentes de
menor qualidade e proporcionar um maior retorno em dinheiro. A má qualidade e a
falta de uma logística eficiente destroem a habilidade da empresa de competir
no mercado e aumenta os custos para produzir o produto ou serviço. Os
consumidores preocupam-se muito mais com qualidade, hoje, do que no passado.
Uma organização que se
propõe a implementar uma política de gestão voltada para a
"qualidade" tem consciência de que a sua trajetória deve ser
reavaliada. As mesmas precisam pôr em prática atividades que visam estabelecer
e manter um ambiente no qual as pessoas, trabalhando em equipe, consigam um
desempenho eficaz na busca das metas e missões da organização.
REFERÊNCIAS
http://www.inmetro.gov.br/qualidade
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